É possível reduzir custos com energia sem reduzir o consumo. Em uma residência ou pequeno negócio, essencialmente a única maneira de economizar na fatura de energia é reduzindo o consumo de energia em si. Porém, tratando-se de uma indústria ou qualquer outra instalação com transformador próprio, uma vez que são firmados contratos mais elaborados de fornecimento de energia elétrica, há outras formas de reduzir o custo: garantindo que a contratação de energia esteja adequada e controlando o consumo de energia reativa. Sendo assim, estas são as possíveis origens de custos desnecessários:
- Contratação de modalidade tarifária não adequada
- Contratação de demanda acima ou abaixo do necessário
- Baixo fator de potência / Consumo de energia reativa excedente
Dependendo da potência do transformador instalado, há formas diferenciadas de contratação, podendo-se pagar somente pela energia consumida, ou também contratar-se a demanda;
Contratar um montante de demanda acima do necessário implica em desperdício de recursos elétricos e financeiros. Por outro lado, contratar um montante abaixo do necessário implica em multas por ultrapassagem de demanda;
A Energia Reativa é utilizada para gerar os campos magnéticos para funcionamento de motores, portanto, é essencial. Porém, seu consumo é monitorado e cobrado quando ultrapassa os limites estabelecidos. Manter o Fator de Potência dentro destes limites evita tal cobrança.
Caso queira evitar estas situações, acesse nosso artigo aqui e envie sua fatura para análise, sem custo e sem compromisso!
Sobre o Autor